A vacina é uma medida preventiva e fazer o uso dela impede que diversas doenças circulem entre nós. Muitos pais, às vezes, questionam a sua real eficácia ou subestimam o seu poder de proteção, gerando atrasos importantes ou até mesmo, não cumprindo o calendário nacional de imunização.
Para preservar a saúde das crianças, é importante comparecer em uma UBS (Unidade Básica de Saúde) e seguir os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde. As vacinas são aplicadas de acordo com as faixas etárias e doses pré-determinadas.
Um exemplo recente de como é importante garantir a cobertura vacinal da população é a volta do sarampo, que havia sido erradicado de nosso país em 2016 e voltou a causar surtos desde 2018.
Além do sarampo, outras doenças continuam circulando pelo mundo, como a paralisia infantil. Por isso, é fundamental imunizar o maior número de pessoas possível.
Em tempos de pandemia, vacina contra a gripe tornou-se ainda mais importante!
Se você tinha dúvidas de levar ou não seu filho para tomar a vacina da gripe, a orientação é muito clara: LEVE!
A vacina deixa o sistema imunológico protegido contra cepas do vírus influenza, que são muito mais comuns que o coronavírus. Fora que estar vacinado contra a gripe facilita o diagnóstico médico e auxilia também a escola a identificar quadros sintomáticos nos alunos.
Fique tranquilo: o distanciamento social está sendo cumprido em todas as UBS, assim como os protocolos de higiene e segurança. Não deixe de cumprir o calendário de vacinação do seu filho!
Perdeu a caderneta de vacinação? Saiba o que fazer
A caderneta é um documento e nele constam informações relevantes sobre a sua saúde, por isso, deve ser bem guardado.
Contudo, em caso de perda, o Ministério da Saúde recomenda procurar o posto de saúde onde você habitualmente recebe as doses. Ali, será possível resgatar o histórico de vacinação e solicitar a segunda via do documento.
Comments