Uma grande massa de ar quente e seco predomina sobre o Brasil e impede a ocorrência de chuva em muitos estados brasileiros, incluindo São Paulo. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%.
A baixa umidade do ar, característica nesta época do ano, pode trazer diversos problemas para sistema respiratório, olhos, pele, mucosas, desidratação etc.. As crianças são as mais acometidas pois tem aparelho respiratório imaturo, que só alcançará o pleno desenvolvimento cerca de 10anos de idade.
As vias respiratórias são muito sensíveis e passíveis de agressão quando o ar penetra mais frio, ou seco, ou com poluentes químicos ou biológicos em maior concentração como fumaça do cigarro, poluentes do ar, fumaça de veículos automotivos etc.
Quando a mucosa fica ressacadas são formadas fissuras nas mucosas que permitem a entrada de bactérias e vírus, além de aumentar o contato com a poluição do ambiente dentro e fora de casa. Então, todo cuidado é pouco para todos, principalmente com as crianças e os idosos.
Vamos dar algumas dicas
Durante o dia
Regra essencial: Beba bastante água!
Utilize hidratantes na pele, logo após o banho e se possível use hidratante labiais.
Se olho ficar seco pode usar colírios de lagrima artificial várias vezes ao dia ou soro fisiológico. Antes higienizar os olhos lave as mãos com água e sabão.
Aplique soro fisiológico no nariz várias vezes ao dia, não economize!
Fuja de ambientes onde há fumaça de cigarro e se possível com muitos veiculos;
Evite a prática de esportes em locais de muita poluição e em horários de baixa umidade (das 11h às 16h);
Use umidificador de ar e bacias de água em casa, principalmente no período da tarde onde a baixa umidade é maior. Lembre-se de manter o umidificador bem limpo com lavagens com água e detergente neutro e faça troca de água filtrada diária. Voce deve uma vez por semana deixar de molho as peças de plástico do umidificador numa solução de agua filtrada (1litro) com água sanitária (uma colher de sopa-20ml), por trinta minutos . Nada de deixar água parada pois favorece crescimento de bactérias.
Na hora do banho:
Tome banhos rápidos;
Evite a utilização de buchas;
Mantenha a água em uma temperatura morna quase fria;
Utilize sabonetes neutros de preferência aos sabonetes líquidos;
Seque a pele suavemente e hidrate a seguir.
Comments